sábado, 30 de maio de 2009

O homem sabonete

Jean Mattos era o que chamam de empreendedor.

Começou com 2 quiosques em Santos, e hoje estava com eles e mais as 8 lojas nos shoppings de São Paulo.

O produto? Sabonete. De todos os tipos, cores, aromas, consistencias, etc. Os clientes nem precisavam se esforçar muito para localizar as lojas e quiosques - Jean costumava dizer: é só seguir o cheiro.

Se tem uma coisa que Jean sabia fazer era administrar. Passava para ver como as coisas estavam ao menos uma vez por dia em cada loja.

Funcionários? Ao todo eram 70. Trabalhavam bem, mas os salários não eram lá grande coisa. O povo trabalhava lá enquanto não tinha outra opção.
E uma coisa era certa - todo mundo, funcionário ou ex funcionario, tinha ao menos uma história pra contar de Jean. Geralmente não era boa.

Teve por exemplo o Pedroza. Esse era um dos melhores vendedores da rede.
Os gerentes costumavam dizer que esse vendia sabonete até para quem não tinha pele. Mas como pele todo mundo tem, aí é que ele vendia mesmo.

Mas um dia um concorrente o chamou. A oferta era boa: gerente. Sem saber se devia ir ou não, foi conversar com Jean Mattos.

Esse prometeu mundos e fundos para que ficasse. Não Pedroza, pelamordejesuscristinho - disse Jean. Logo o Natal se aproxima e não posso perder meu melhor vendedor. Fique que te pago mais 10% de comissão em cima de todas as vendas da loja no final do ano. Pelas minhas contas isso vai chegar a 6 mil só de bônus. Fique, vamos.

Pedroza ainda relutou um pouco mas se convenceu. Melhor um pássaro não mão que dois voando. Com esse aumento faria bonito no Natal da família. Jussarinha até que enfim ganharia a tal bicicleta e a mulher poderia nao só consertar a geladeira como comprar outra se quisesse. E disse sim - diga ao povo que fico!

Ficou, vendeu até a mãe naquele final de ano. Mas receber o tal bônus - nunca recebeu.
Disse não ao cargo de gerente no outro emprego a troco de nada e em abril foi demitido sem receber nem os direitos. Fdp esse Jean.

Com a Mirna foi parecido. Vendedora - 1 ano de casa. Do nada, Jean colocou a mulher como gerente. Mirna, durante suas férias, ligava para a loja para ver o dia certo que deveria retornar. Ninguém sabia dizer. Tentava falar com Jean - nada. Não atendiam. Na loja às vezes o povo disfarçava, mudava de assunto, perguntava o que ela havia feito de bom nessas férias.
Uma hora Mirna se cansou. Foi à loja. Entrou e deu de cara com o novo gerente.
Do nada, tinha sido demitida.
Assim como o Pedroza - até hoje não recebeu.

Há quem brincasse dizendo que Jean Mattos escolheu esse produto para trabalhar por se identificar com ele. De tão escorregadio, Jean ganhou um apelido de seus funcionários - homem sabonete. Por escorregar dos assuntos sérios, pedidos, solicitação de férias, de troca de turno, etc. Era bom de conversa, mas tinha vários processos nas costas.
Era um funcionario atrás do outro colocando a "firma no pau".
Também, era uma mancada atrás da outra.

No mais, sobre Jean, mais uma coisa marcante: o homem tinha uma alergia à pimenta, como nunca se viu. Às vezes, percebia se um dos funcionários havia comido algo apimentado só de conversar com ele, porque mesmo com um pouco de contato, já ficava empipocado.

Foi parar no hospital algumas 4 vezes atendendo clientes recém saídos do restaurante mexicano da praça de alimentação. Era algo impressionante a tal alergia, tanto que chegou a ir 3 vezes a programas de TV para contar seu caso e à mais de 15 alergologistas, sendo 2 fora do país.

O pobre homem sabonete nunca conseguiu se curar.

Sabendo disso foi que Aninha, uma das ex funcionárias mais antigas, quando ganhou na Mega Sena, soube logo o que faria com 15% da sua grana.

Além da idéia que já estava na sua cabeça, começou a convidar os amigos para juntar-se a ela:

Convidou Pedroza para vendedor e Mirna para ser gerente do primeiro espaço. Aninha fez questão de comprar logo de início 10 espaços em frente às 10 lojas de Jean.

E foi assim que na frente de cada loja de Jean, surgiu no começo do ano passado a mais nova rede de quiosques do Brasil: Pimenta&Cia. Todos os tipos de pimenta em um só lugar.

Ouviram dizer outro dia, que por nao poder mais ir às lojas para ver como andam as coisas, Jean colocou a rede à venda.

Mas pode ser só intriga da oposição.



Um comentário: